![]() |
Éfeso |
APOCALIPSE
Ao ler o livro do Apocalipse, ao absorver suas imagens, você e eu somos dominados pela percepção de que Deus é o Senhor da história. Não importam quais possam ser as circunstâncias hoje, pois Cristo triunfará e, no final, a justiça de Deus será plenamente vindicada.
"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.", 1:3. A ideia de “guardar a palavra” pode ser entendida da mesma maneira que o texto do Evangelho de João 14:15, onde Jesus declara: “aquele que me ama guarda os meus mandamentos”, guardar então é cumprir, obedecer.
As cartas endereçadas às sete igrejas da Ásia transmitem, resumidamente, o ensino de que a vigilância, fidelidade ao Senhor e à sua Palavra, somados à perseverança e transmissão da fé que salva, exercitada por um coração simples e contrito, mantêm-nos em santificação, aptos para a vitória do herdar a coroa da vida. O destino do livro, portanto, é a igreja de Jesus.
O Espírito Santo de Deus foi derramado para, soberanamente, executar o intento do Senhor Jesus, passeando entre os sete castiçais, 1:12,13, ou seja, por todo o período da igreja na face da terra, pois Ele é eterno e onipresente, “e nos constituiu reis e sacerdotes para servir a Deus Pai. A Ele sejam glória e poder para todo o sempre. Amém!”, 1:6.