sábado, 25 de maio de 2013


Tessalônica
 
 
 
I  TESSALONICENSES

Autor: Paulo

Tema: A volta de Cristo

Data: Cerca de 51 d.C.

Tessalônica era uma cidade cosmopolita do século I. Principal cidade e porto da província romana da Macedônia, ganhando o título de “A mãe de toda a Macedônia”, abrigando uma grande comunidade judaica.

Paulo, Silas e Timóteo chegaram pela primeira vez à cidade durante a segunda grande viagem missionária, At.17:1-14. Em virtude da conversão de muitos judeus, houve um esvaziamento na sinagoga, provocando reação dos líderes, que passaram a ameaçar Jasom, acusando-o de hospedar traidores de César. Os governantes o fizeram refém, obrigando a saída de Paulo e seus discípulos da cidade. Não obstante, a igreja estava estabelecida com uma grande quantidade de judeus e gentios.

Esta epístola é chamada de “escatológica” por ter recebido uma grande ênfase de Paulo quanto à volta do Senhor Jesus, 4:13,15; 5:23,24.

Maranata!!!

 

segunda-feira, 6 de maio de 2013


FILIPENSES - Introdução

Autor: Paulo

Tema: Alegria de Viver por Cristo

Data: Cerca de 62/63 d.C.

Filipos era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e a Europa.

O apóstolo Paulo visita Filipos pela primeira vez, por ocasião de sua segunda viagem missionária, conforme Atos 16. A visão que Paulo teve em Troas, era Deus o convocando a passar ao continente europeu, dando-se ali, em Filipos, as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada de o “berço do cristianismo europeu”.

A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu, trazendo muitas alegrias ao coração do apóstolo. Paulo escreve esta carta muitos anos depois quando estava preso em Roma. A igreja em Filipos o amava muito.

Destacamos três aspectos muito importantes nessa epístola. Primeiramente, é uma carta pessoal, indicando o profundo amor fraterno entre o apóstolo e a igreja. Outra marca desta carta é a centralidade da pessoa de Jesus Cristo e o Seu senhorio. Terceiro, é o destaque do gozo reinante no apóstolo, independente das circunstâncias humanas em que se encontrava na prisão. Só Deus, pelo Seu Espírito, pode colocar alegria no coração do servo, em qualquer tempo, e sob quaisquer circunstâncias.

Jesus vem!