terça-feira, 13 de novembro de 2012

ATOS DOS APÓSTOLOS
3ª Viagem Missionária de Paulo


 
Paulo partiu novamente para a Galácia, onde reinavam a piedade e a paz nas comunidades cristãs.
Atravessou a Frígia, as montanhas do centro da Ásia Menor e o vale do Meandro, e chegou a Éfeso, 18:23; 19:1,8,10; 20:31. Aí Priscila e Áquila já haviam completado a instrução cristã de Apolo, judeu alexandrino douto e eloquente, que com zelo e sucesso pregara o cristianismo na sinagoga, e já partira para Corinto, 18:24-28; 19:1.
Em Éfeso, Paulo conheceu também uma dúzia de discípulos de João Batista, 19:2-7, e pregou durante três meses na sinagoga. Como a maior parte dos judeus continuava incrédula, dirigiu-se aos gentios, pregando no auditório de um tal de Tirano.
Lucas narra detalhadamente alguns episódios das atividades de Paulo em Éfeso, como  curas e expulsão de demônios, a destruição de um grande número de livros de magia, 19:11-19, e o tumulto que, depois de três anos, ocasionou o fim da estadia de Paulo naquela cidade, 19:23-41; 20:1. Nessa viagem abriu também outras igrejas, juntamente com seus colaboradores.
Em Éfeso, Paulo sofreu muitas e duras provações como: Perseguições da parte dos judeus, 20:19; 21:27,28; uma determinada tribulação que, “acima de suas forças”, o oprimiu, a ponto de ele “perder a esperança de conservar a vida”, 2Cor 1:8-12; 11:23; uma luta contra as feras, 1Cor 15:32. Em sua Epístola aos Romanos, 16:4, Paulo fala num perigo mortal, do qual foi salvo por Priscila e Áquila.
Além disso, Paulo andava muito preocupado com algumas comunidades cristãs. Os gálatas quase deixaram afastar-se dele pelos judaizantes; então lhes escreveu a Carta aos Gálatas.
Na comunidade de Corinto infiltraram-se graves abusos morais. Paulo reagiu numa carta,1Cor 5:9, e mandou Timóteo e Erasto a Corinto, 19:22; 1Cor 4:17.
Para terminar essa viagem, Paulo queria viajar por mar a Síria, junto com os representantes das comunidades que haviam arrecadado dinheiro para os cristãos, mas, por causa de um atentado contra a sua vida, tramado pelos judeus, viajou por terra.
Em Filipos, Lucas ajuntou-se a ele. Então, em Trôade, tomaram o navio para Mileto, onde Paulo mandou chamar os anciãos de Éfeso para se despedir; entendendo que nunca mais os veria, 20:17,36-38.
Depois navegaram até Tiro, onde profetas tentaram convencer Paulo que não fosse a Jerusalém. Paulo, porém, continuou sua viagem até Ptolemaide e daí por terra até Cesaréia, onde durante vários dias foi hóspede de Filipe, um dos Sete,  6:5.
Um profeta da Judéia, Ágabo, predisse que em Jerusalém esperavam-no algemas e prisão, mas Paulo não se deixou reter, 21:1-16. Então Paulo seguiu para Jerusalém com alguns discípulos de Cesaréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.