quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Evangelho de Lucas
 Zacarias, Isabel e João Batista
 
“No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão”, 1:5.
 
Na nona semana do calendário judaico é a Festa do Pentecostes. Todos os oficiais do templo estavam em serviço em razão do grande afluxo de gente. Em seguida, na décima semana, recaía  sobre a 8ª família -  ABIAS (ABIAH) a responsabilidade pelo serviço no templo.
Na época do nascimento de Jesus o sacerdote dessa ordem era Zacarias, descendente de Abias, pois Davi havia dividido os sacerdotes em 24 turmas, I Cr.24:1-31.
Zacarias e Isabel, pais de João Batista, eram da tribo de Levi, sendo Isabel descendente direta de Arão. “Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor”, 1:6. João Batista foi o último dos profetas do Velho Testamento, 16:16, encerrando-se nele o sacerdócio levítico/araônico.
Os cânticos de Isabel e Zacarias, cheios do Espírito Santo, 1:41-45, 67-80, profetizam a respeito de Jesus, o Messias, pré-anunciando a declaração de João Batista a respeito de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, Jo.1:29b.
Em Jesus, Deus, por juramento, estabeleceu o sacerdócil eterno segundo a ordem de Melquisedeque, rei de Salém, Hb.7:21,28. Por isso Ele pode salvar totalmente e eternamente as nossas vidas, pois Jesus é Rei, Senhor e Salvador.
Sua intercessão por nós é o fato de estar na glória e nos dar acesso ao Pai “pelo novo e vivo caminho”, ou seja, seu sangue por nós derramado na cruz, Hb.10:19,20.
Jesus Cristo glorificado no céu, na presença de Deus Pai, é a certeza de que lá estaremos, uma vez que não nos deixou órfãos.
Salvos, mas ainda não. Maranata!!! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.