quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ATOS DOS APÓSTOLOS

O livro de Atos relata a história de uma parte do trabalho de alguns dos apóstolos durante mais de 30 anos após a ressurreição de Jesus Cristo. Neste livro, aprendemos como o evangelho foi espalhado no mundo. Homens e mulheres que foram convencidos do fato de que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar do pecado, foram a toda parte do mundo divulgar essas boas notícias.
Por um estudo cuidadoso deste livro, podemos entender muito sobre como o homem recebe a salvação, e como os salvos adoram a Deus e edificam um ao outro em suas igrejas.
AUTOR: Lucas, o médico amado (Veja CL 4:14). O livro é em certo sentido, uma continuação do Evangelho de Lucas, e está dirigido à mesma pessoa, a Teófilo, 1:1.
TEMA PRINCIPAL: A história do desenvolvimento da igreja primitiva desde a ascensão de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma, e o começo de seu ministério ali. Muitos eruditos da Bíblia veem neste livro o começo formal da era do Espírito Santo. Ao partir, Cristo fez o anúncio de uma grande campanha de missões por todo o mundo através da instrumentalidade do homem sob o poder do Espírito Santo de Deus, 1:8.
O OBJETIVO DO LIVRO: Mostrar a ação do Espírito Santo na primeira comunidade cristã e, por ela, no mundo em redor. O conteúdo do livro não corresponde ao seu título, porque não se fala de todos os apóstolos, mas somente de Pedro e de Paulo. João e Felipe aparecem apenas como figurantes. Entretanto, não são os atos desses apóstolos que achamos no livro, mas antes a história da difusão do Evangelho, de Jerusalém até Roma, pela ação poderosa do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.