O livro dos Atos dos Apóstolos contém a história do estabelecimento e desenvolvimento da igreja cristã, e da proclamação do evangelho ao mundo de então,1:8.
Podemos seguramente resumir a mensagem do livro nas palavras: “Ascenção”, “descida” e “expansão”.
Podemos seguramente resumir a mensagem do livro nas palavras: “Ascenção”, “descida” e “expansão”.
Pouco se sabe de Lucas, autor do livro. Seu nome é mencionado só três vezes no NT. Paulo chama-o de “médico amado”, Cl.4:14. O único escritor da Bíblia que não era judeu narra um grande comissionamento .
Os missiólogos chamam a missão dada por Jesus aos seus primeiros discípulos de “Grande Comissão”.
Ele ordenou aos onze homens com os quais mais dividira seu ministério terreno, que fossem ao mundo inteiro e fizessem discípulos em todas as nações.
Ele lhes disse que ensinassem a esses novos discípulos tudo o que haviam aprendido d’Ele, Mt.28:18-20.
Mais tarde, o apóstolo Paulo deu as mesmas instruções a Timóteo: "E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros", 2 Tm.2:2.
Ele ordenou aos onze homens com os quais mais dividira seu ministério terreno, que fossem ao mundo inteiro e fizessem discípulos em todas as nações.
Ele lhes disse que ensinassem a esses novos discípulos tudo o que haviam aprendido d’Ele, Mt.28:18-20.
Mais tarde, o apóstolo Paulo deu as mesmas instruções a Timóteo: "E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros", 2 Tm.2:2.
Mas, somente em nossas próprias forças não poderemos cumprir nossa comissão. Por isso, o Senhor nos deus uma capacitação além da natural: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”, 1:8.
Sendo esta a grande comissão da igreja de Jesus, torna-se imprescindível vivê-la.
Sendo esta a grande comissão da igreja de Jesus, torna-se imprescindível vivê-la.
Das centenas de mandamentos de Jesus, este é o único em que Jesus se veste de toda a autoridade do Universo. Ele se coloca como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Na época bíblica, um súdito que ignorasse ou negligenciasse uma ordem real, arriscava a própria vida. É com essa autoridade que fazemos a obra do Senhor, 1:8.
Na época bíblica, um súdito que ignorasse ou negligenciasse uma ordem real, arriscava a própria vida. É com essa autoridade que fazemos a obra do Senhor, 1:8.
É assim que o reino de Deus pode explodir! Até então, havia só um discipulador. Agora vem a igreja para começar um movimento multiplicador, contra o qual nem as portas do inferno prevalecerão.
Pouco depois, os discipuladores não eram só 11, mas 120. Um pouco mais e não eram só 120, mas milhares.
De pouco em pouco!
Pouco depois, os discipuladores não eram só 11, mas 120. Um pouco mais e não eram só 120, mas milhares.
De pouco em pouco!
Várias vezes o próprio Jesus limitou seu ministério e ordenou que os apóstolos também limitassem seus ministérios aos judeus. Aqui, ele abre o leque e abraça todo o mundo.
Na ordenança de fazer discípulos em todas as nações, encontramos o coração de missões mundiais. Deus não admitiu que Sua igreja entrasse em um ostracismo, vivendo só para si, encapsulada em um único ponto geográfico. Ele quer, na verdade, que Seu povo se expanda territorialmente e anuncie o evangelho a toda criatura, tanto é que esse foi o objetivo da perseguição descrita em 8:1-4.
Na ordenança de fazer discípulos em todas as nações, encontramos o coração de missões mundiais. Deus não admitiu que Sua igreja entrasse em um ostracismo, vivendo só para si, encapsulada em um único ponto geográfico. Ele quer, na verdade, que Seu povo se expanda territorialmente e anuncie o evangelho a toda criatura, tanto é que esse foi o objetivo da perseguição descrita em 8:1-4.
Na festa de Pentecostes, deu-se o aniversário da Igreja, 50 dias depois da crucifixão de Jesus, 10 dias após sua Ascensão.
A festa de Pentecostes era também chamada festa das Primícias da colheita, pois eram por essa ocasião apresentadas a Deus, como também a promulgação da Lei no Sinai.
Apropriava-se, pois, para ser o dia da promulgação do Evangelho e da recepção das primícias da colheita mundial do mesmo Evangelho. Jesus, em Jo.16:17-24, tinha falado da inauguração da época do Espírito Santo. E agora, está sendo de fato inaugurada, numa poderosa manifestação milagrosa do Espírito Santo, com o som como de um vento impetuoso, e com línguas como de fogo pousando sobre cada um dos Apóstolos. Esta, feita para representantes do mundo inteiro, a judeus e a prosélitos, ao judaísmo reunido em Jerusalém para celebrar o Pentecostes, vindo de todas as terras do mundo de então, mencionando-se 15 nações, 2:9-11. E, os Apóstolos da Galiléia falavam para eles nas suas próprias línguas. Um milagre! Uma poderosa operação de Deus.
A festa de Pentecostes era também chamada festa das Primícias da colheita, pois eram por essa ocasião apresentadas a Deus, como também a promulgação da Lei no Sinai.
Apropriava-se, pois, para ser o dia da promulgação do Evangelho e da recepção das primícias da colheita mundial do mesmo Evangelho. Jesus, em Jo.16:17-24, tinha falado da inauguração da época do Espírito Santo. E agora, está sendo de fato inaugurada, numa poderosa manifestação milagrosa do Espírito Santo, com o som como de um vento impetuoso, e com línguas como de fogo pousando sobre cada um dos Apóstolos. Esta, feita para representantes do mundo inteiro, a judeus e a prosélitos, ao judaísmo reunido em Jerusalém para celebrar o Pentecostes, vindo de todas as terras do mundo de então, mencionando-se 15 nações, 2:9-11. E, os Apóstolos da Galiléia falavam para eles nas suas próprias línguas. Um milagre! Uma poderosa operação de Deus.
O espetáculo espantoso de Apóstolos falando, sob a influência das línguas de fogo, nas línguas de todas as nações ali representadas, segundo a explicação de Pedro, 2:15-21, era o cumprimento da Profecia registrada em Joel 2:28-32.
Nota-se as declarações repetidas que o que acontecia já tinha sido predito: A traição de Judas, 1:16-20; a crucifixão, 3:18; a ressurreição, 2:25-28; a ascensão de Jesus, 2:33-35; a vinda do Espírito Santo, 2:17. "Todos os profetas", 3:18-24.
O rei Davi planejou a edificação do templo e reuniu os materiais necessários. Mas foi Salomão, seu sucessor, quem o erigiu, 1 Cr 29: 1,2.
Jesus igualmente planejou a Igreja durante seu ministério terreno, Mt.16:18;18:17. Preparou os materiais humanos. Porém deixou ao seu sucessor e representante, o Espírito Santo, o trabalho de erigi-la. Foi no dia de Pentecoste que esse templo espiritual fora construído e cheio da glória do Senhor, conforme, Êx.40:34,35; 1 Rs.8:10,11 e Ef.2:20.
O dia de Pentecoste era a inauguração da Igreja, e o cenáculo, o local dessa comemoração.
Jesus igualmente planejou a Igreja durante seu ministério terreno, Mt.16:18;18:17. Preparou os materiais humanos. Porém deixou ao seu sucessor e representante, o Espírito Santo, o trabalho de erigi-la. Foi no dia de Pentecoste que esse templo espiritual fora construído e cheio da glória do Senhor, conforme, Êx.40:34,35; 1 Rs.8:10,11 e Ef.2:20.
O dia de Pentecoste era a inauguração da Igreja, e o cenáculo, o local dessa comemoração.
"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes…" O nome "Pentecoste", derivado da palavra grega "cinquenta", era dado a uma festa religiosa do Antigo Testamento. A festa era assim denominada por ser realizada 50 dias após a Páscoa, conforme Lv.23:15-21.
Observe sua posição no calendário das festas. Em primeiro lugar festejava-se a Páscoa. Nela se comemorava a libertação de Israel no Egito. Celebravam a noite em que o anjo da morte alcançou os primogênitos egípcios, enquanto o povo de Deus comia o cordeiro em casas marcadas com o sangue do cordeiro morto. Esta festa tipifica a morte de Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sangue nos protege do juízo divino.
No sábado, após a noite de Páscoa, os sacerdotes colhiam o molho da cevada, previamente selecionado. Eram as primícias da colheita, que deviam ser oferecidas ao Senhor. Cumprido isto, o restante da colheita podia ser ceifado.
A festa tipifica Cristo, "as primícias dos que dormem",1Co.15:20. O Senhor foi o primeiro ceifado dos campos da morte para subir ao Pai e nunca mais morrer. Sendo as primícias, é a garantia de que todos quantos nele creem segui-lo-ão pela ressurreição, entrando na vida eterna.
Observe sua posição no calendário das festas. Em primeiro lugar festejava-se a Páscoa. Nela se comemorava a libertação de Israel no Egito. Celebravam a noite em que o anjo da morte alcançou os primogênitos egípcios, enquanto o povo de Deus comia o cordeiro em casas marcadas com o sangue do cordeiro morto. Esta festa tipifica a morte de Cristo, o Cordeiro de Deus, cujo sangue nos protege do juízo divino.
No sábado, após a noite de Páscoa, os sacerdotes colhiam o molho da cevada, previamente selecionado. Eram as primícias da colheita, que deviam ser oferecidas ao Senhor. Cumprido isto, o restante da colheita podia ser ceifado.
A festa tipifica Cristo, "as primícias dos que dormem",1Co.15:20. O Senhor foi o primeiro ceifado dos campos da morte para subir ao Pai e nunca mais morrer. Sendo as primícias, é a garantia de que todos quantos nele creem segui-lo-ão pela ressurreição, entrando na vida eterna.
Quarenta e nove dias eram contados após o oferecimento do molho movido diante do Senhor. E no quinquagésimo dia, eram movidos diante de Deus os primeiros feitos da ceifa de trigo. Não se podia preparar e comer nenhum pão antes de oferecer os dois primeiros a Deus. Isto mostrava que se aceitava sua soberania sobre o mundo. Depois, outros pães podiam ser assados e comidos. O significado típico é que os 120 discípulos no cenáculo eram as primícias da igreja cristã, oferecidas diante do Senhor por meio do Espírito Santo, 50 dias após a ressurreição de Cristo. Era a primeira das inúmeras igrejas estabelecidas durante os últimos séculos.
O Pentecoste foi a evidência da glorificação de Cristo, também testemunhava que o sacrifício de Cristo fora aceito no Céu. Havia chegado a hora de proclamar sua obra consumada. O Pentecoste era a habilitação do Espírito no meio da Igreja.
Após a organização de Israel, no Sinai, o Senhor veio morar no seu meio, sendo sua presença localizada no Tabernáculo.
No dia de Pentecoste, o Espírito Santo veio habitar na Igreja, a fim de administrar, dali, os assuntos de Cristo.
O Pentecoste foi a evidência da glorificação de Cristo, também testemunhava que o sacrifício de Cristo fora aceito no Céu. Havia chegado a hora de proclamar sua obra consumada. O Pentecoste era a habilitação do Espírito no meio da Igreja.
Após a organização de Israel, no Sinai, o Senhor veio morar no seu meio, sendo sua presença localizada no Tabernáculo.
No dia de Pentecoste, o Espírito Santo veio habitar na Igreja, a fim de administrar, dali, os assuntos de Cristo.
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